Tecnologia do Blogger.

Seguidores


Visualizações



Feira das Nações 2018 - Foto - Vitória Gomes e Cleilton Melo

O evento, idealizado pelo Professor de Inglês Mr. Dennys Gomes juntamente com a área de Linguagens e Códigos, teve sua segunda edição este ano, dia 19 de outubro de 2018, durante o turno da manhã na escola Dep. Cesário Barreto Lima.
O projeto teve como principais objetivos aproximar o discente da cultura de países que possuem o português, o inglês e o espanhol como línguas nativas, como também explorar o protagonismo juvenil e, eventualmente, acercar os alunos a escola. 
O evento contou com a presença de cinco convidados especiais para avaliar as bancadas construídas pelos alunos, sendo três universitárias do curso de Letras Inglês, Ana Patrícia de Souza, Brenda Lins e Janaina Gomes, como também duas americanas que participam como English Teaching Assistants (ETAs) na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

As nove turmas na sede da instituição (três primeiros, três segundos e três terceiros anos) foram contempladas com dois países cada, decididos em forma de sorteio; sendo eles Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e Portugal para a primeira série, Austrália, Canadá, Gales, Inglaterra, Irlanda e Jamaica para a segunda série; já para a terceira, foram Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e México.
Além disso, é importante destacar que os portões da escola foram abertos para a comunidade escolar. Desse modo, alunos das escolas Dep. Francisco Monte e Frederico Auto Correa, como também alguns outros universitários da região estiveram presentes para prestigiar as apresentações dos nossos alunos.

Feira das Nações 2018 - Foto - Vitória Gomes e Cleilton Melo
Vale ressaltar que uma característica importante da nossa Feira das Nações foi a interdisciplinaridade. Além de explanar sobre aspectos culturais dos países, cada turma deve discutir temas pertinentes as disciplinas curriculares (história, geografia, sociologia, filosofia, educação física, artes, biologia, química, física ou matemática). Portanto, foi sugerido que os estudantes abordassem assuntos como a história, a culinária, os costumes e festividades, as crenças e mitologia, os esportes populares, as artes predominantes (literatura, dança, música, etc.) a economia, a migração, o papel da mulher, o sistema político e as figuras ilustres referentes a cada país.
Cada turma foi avaliada segundo os critérios caracterização, coletividade, criatividade, limpeza, organização e performance, podendo receber uma pontuação dentre 50 a 500 pontos de acordo com o desempenho do grupo. Após a avaliação das cinco juradas, definiu-se que a turma do 2º “A” atendeu melhor a proposta do evento, somando 3300 pontos, tornando-se, assim, a turma vencedora da gincana.
Feira das Nações 2018 - Foto - Vitória Gomes e Cleilton Melo

Ademais, podemos enfatizar que estudar a cultura de nações estrangeiras contribui substancialmente nos conhecimentos linguísticos que os alunos estão aprendendo. Isso ocorre porque ela facilita uma aproximação mais concreta entre aquilo que os alunos conhecem da língua, vista sob uma óptica apenas técnica, de como falar e escrever, por exemplo, e os insere em contextos mais amplos de saberes vivenciais, de como esta língua é expressa no cotidiano dos povos que a falam, uma vez que a língua expressa a realidade cultural, desenvolvendo a complexidade da estrutura humana como um processo de apropriação pelo homem da experiência histórica e cultural.


Nessa perspectiva, podemos afirmar que o Projeto Feira das Nações possibilita um processo de ensino-aprendizagem lúdico e interdisciplinar, como também contribui no desenvolvimento de competências sócio emocionais, como o trabalho em grupo, a abertura ao novo e o respeito. Sobretudo, o projeto beneficia amplamente o engajamento social dentre os alunos participantes, o protagonismo juvenil e fortalece a aproximação entre os discentes e a escola, como também propicia um ambiente estudantil autêntico, agradável e convidativo.

Professor de Inglês Dennys Gomes
Fotos: Vitória Gomes (Monitora Bolsista do LEI)
Montagem Fotográfica: Prof. Regente do LEI – Cleilton Melo

























0 comentários: